Oposição diz que renúncia de Cunha é jogada política

Publicado em 08/07/2016 - 07:37 Por Victor Ribeiro - Brasília

A saída do deputado Eduardo Cunha, do PMDB, da presidência da Câmara dos Deputados tornou-se oficial quando o primeiro-secretário da Casa, Beto Mansur, do PRB, leu a carta da renúncia em plenário.

 

Mansur foi um dos aliados de Cunha que sugeriu a renúncia e se emocionou ao comentar a decisão. Ele disse que não foi uma leitura que gostaria de fazer. 

 

Outro fiel a Cunha, o deputado Carlos Marun, do PMDB, afirmou que a renúncia foi um "gesto de grandeza" e teve como objetivo trazer os trabalhos na Câmara de volta à normalidade. 

 

O deputado Chico Alencar, do PSOL, classificou a renúncia como uma jogada e usou a música "Drama", de Maria Bethânia, para se referir ao momento em que Eduardo Cunha chorou ao ler a carta de renúncia.

 

O deputado Henrique Fontana, do PT, acredita que a saída visa eleger um aliado de Cunha. Para Fontana, Cunha entrará para história como o pior presidente da Câmara. 

 

Miro Teixeira, da Rede, espera que o próximo presidente consiga recuperar a confiança da população na Câmara dos Deputados.

 

O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, do Partido Progressista, marcou para a próxima quinta-feira (14) a eleição do novo presidente da Casa.

 

Mas, na noite dessa quinta-feira (7), o Colégio de Líderes decidiu antecipar a escolha para terça-feira (12).

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo