Temer é o primeiro a votar em seção de São Paulo

Publicado em 02/10/2016 - 17:11 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Até o final da manhã de domingo (2), os candidatos que concorreram no primeiro turno à prefeitura de São Paulo já tinham registrado seus votos nas urnas. Quem também votou cedo foi o presidente da República, Michel Temer.

 

Ele vota na PUC paulistana, Zona Oeste da cidade, e chegou no local antes mesmo da abertura das urnas, às 7 horas e 52 minutos - e foi o primeiro em sua seção. Temer chegou acompanhado apenas pelos seguranças, cumprimentou os mesários, registrou o voto na urna eletrônica e deixou o local sem dar entrevistas.

 

O presidente votou antes do horário previsto. A assessoria da presidência da república anunciou que Temer chegaria às 11 horas da manhã e não soube explicar os motivos que levaram o presidente a antecipar a agenda.

 

No sábado, estudantes universitários anunciaram que estavam organizando um protesto contra Temer no local. Mas, com a antecipação, não havia estudantes mobilizados e não houve registro de manifestação.

 

Quem também esteve em São Paulo nesse domingo foi o presidente do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes. Ele acompanhou a votação paralela, o sistema de auditoria nas urnas eletrônicas que certifica a segurança das urnas.

 

Na véspera das eleições, cinco urnas foram sorteadas e retiradas das seções eleitorais, uma urna na capital paulista e outras quatro de municípios do interior.

 

Os equipamentos computaram votos de crianças que foram registrados em cédulas, e auditores externos acompanharam durante o dia a inclusão desses votos nas urnas eletrônicas. Para Gilmar Mendes, o pleito paralelo atesta a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

 

Para Gilmar Mendes as eleições de 2016 foram marcadas por casos de violência, como em Itumbiara, Goiás, onde um candidato a prefeito foi morto a tiros dias antes das eleições. Segundo o ministro, foram autorizados mais de 400 pedidos de ajuda à Força de Segurança Nacional para garantir a segurança das eleições.

 

Em todo o país, cabos eleitorais e até candidatos foram presos pela prática de boca de urna e propaganda eleitoral fora de época. Na capital paulista quem também enfrentou problemas foram os eleitores que votavam em uma escola na zona leste da cidade.

 

Em função de um pequeno incêndio no sábado todas as seções na escola foram transferidas para uma faculdade, a cerca de 3 quilômetros de distância. Desavisados, eleitores chegaram e encontraram cartazes informando da mudança.

 

Para facilitar aos eleitores, um esquema de transporte foi montado pela Justiça Eleitoral para levá-los ao novo local de votação.

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo