Semana promete ser agitada no Congresso Nacional

Parlamento

Publicado em 28/11/2016 - 07:18 Por Victor Ribeiro - Brasília

A semana promete ser movimentada no Congresso Nacional.


No Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 é o primeiro ponto da pauta desta terça-feira (29). A PEC limita o gasto público pelos próximos 20 anos.


Essa despesa seria reajustada pela inflação do ano anterior e o governo não poderia gastar mais do que esse limite. As centrais sindicais prometem vir a Brasília protestar contra a PEC 55.


Também na terça-feira o plenário do Senado discute dois projetos de lei de interesse dos governos estaduais. Um estabelece medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. O outro trata da securitização das dívidas públicas, ou seja, pode autorizar estados e municípios a vender créditos públicos para a iniciativa privada.


As duas medidas podem ajudar os governadores a sair do sufoco.


Quarta-feira (30) é feriado em Brasília – Dia do Evangélico –, mas o Congresso funciona normalmente.


O Senado deve votar uma PEC que acaba com a reeleição de prefeito, governador e presidente da República, e determina a impressão do voto registrado na urna eletrônica.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, já declarou que apoia a reforma política, mas é contra a impressão dos votos.


Na Câmara, os deputados começam a discutir a nova lei de repatriação de recursos mantidos irregularmente no exterior.


Ao contrário da lei em vigor, o texto aprovado na semana passada, pelo Senado, não tem o parágrafo que proibia parentes de políticos de se beneficiarem.


Entre os parlamentares, a retirada dessa proibição recebeu o apelido de “Emenda Cláudia Cruz”, em referência à esposa do ex-deputado Eduardo Cunha.


A jornalista tentou aderir a repatriação, mas a Justiça Federal não permitiu. Os senadores aprovaram o texto novo e, agora, só os deputados podem decidir se proíbem ou não a adesão de parentes de políticos à repatriar bens enviados ao exterior.


O plenário da Câmara deve votar, na terça-feira, o pacote com 12 medidas contra a corrupção. Todas as atenções estão voltadas para a cláusula que pode deixar sem punição candidatos e partidos que praticaram caixa dois. Ou seja, receberam ou gastaram recursos não contabilizados.


Além disso, está prevista para quarta-feira (30), pela manhã, uma sessão conjunta das duas Casas. O Congresso Nacional deve avaliar vetos presidenciais e votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo