Temer indica senador Aloysio Nunes para o Itamaraty

Relações Exteriores

Publicado em 03/03/2017 - 07:15 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente Michel Temer indicou nesta quinta-feira o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, para ser o novo ministro das Relações Exteriores. O tucano entra no lugar do também senador do PSDB de São Paulo, José Serra, que pediu demissão do cargo alegando problemas de saúde.

 

Aloysio Nunes é o atual líder do governo no Senado e coordenou as votações de interesse do Executivo, como a proposta do teto de gastos.

 

Na declaração oficial, o porta-voz do governo, Alexandre Parola, disse que a larga experiência de homem público e o engajamento nas causas da diplomacia brasileira fazem de Aloysio Nunes um nome adequado para o cargo.

 

O indicado divulgou um vídeo nas redes sociais aceitando o convite de Michel temer. Aloysio diz que vai trabalhar para que as relações exteriores ajudem na recuperação da econômica e citou como metas da sua gestão a aproximação do Mercosul com a Aliança do Pacífico e a União Europeia.

 

O senador já presidiu a comissão de relações exteriores do Senado e foi o candidato a vice-presidente em 2014 na chapa de Aécio Neves. Também foi deputado estadual e federal por São Paulo e vice-governador do estado entre 1991 e 1994.

 

No governo Fernando Henrique Cardoso, Aloysio Nunes foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência e ambém da Justiça. Formado em direito pela Universidade de São Paulo, o novo ministro do Itamaraty participou de grupos de luta armada contra a ditadura militar e se exilou na França na década de 1960.

 

Em 2015, o ministro do Supremo Celso de Mello autorizou a abertura de um inquérito para investigar o senador por suposto crime eleitoral. O dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, afirma em delação premiada que deu recursos para campanha de Aloysio que não foram contabilizados na Justiça Eleitoral. Na época, Aloysio afirmou que a investigação é bem-vinda para afastar dúvidas sobre sua campanha eleitoral.

 

No Senado, vai ocupar o lugar de Aloysio Nunes o primeiro suplente, Airton Sandoval, do PMDB paulista.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo