TCE libera contas do governo do Amazonas

Recursos

Publicado em 11/05/2017 - 08:57 Por Bianca Paiva - Manaus

As contas do governo do Amazonas já estão desbloqueadas. O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Moutinho Júnior, informou que a decisão foi tomada pelo colegiado, na noite dessa terça-feira (9), dia em que o governador interino, David Almeida, tomou posse.


O bloqueio foi feito na segunda-feira (8), atendendo a um pedido do Ministério Público de Contas que identificou uma movimentação financeira incomum de mais de R$ 230 milhões logo depois da cassação dos mandatos do governador, José Melo, e do vice, Henrique Oliveira, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


David Almeida, que esteve na tarde dessa quarta-feira (10) na sede do TCE, em Manaus, confirmou que a situação já foi normalizada. Sobre os recursos suspeitos, ele defendeu que estão relacionados a pagamentos normais do governo.


“No mês anterior, o estado pagou em torno de R$ 964 milhões. Até ontem (9), para fazer uma comparação, tinha pago, desse valor, 33%. Com o professor Melo, o percentual era de 22%. Então, temos aí uma diferença a menos do que foi pago esse mês em relação ao mês anterior”, afirmou o governador interino.


O presidente do TCE voltou a dizer que a decisão da corte de Contas está dentro de suas prerrogativas e foi adotada para preservar o estado de danos maiores no período de transição de governo.


“Quando o Ministério Público de Contas se pronuncia, quando o relator das contas entende a necessidade como um alerta, essa Corte de Contas se pronuncia. Antes prevenir do que remediar. Esse é nosso papel. O governador veio agradecer e pedir auxílio", disse o conselheiro.


Já o conselheiro Júlio Pinheiro, que é relator das contas do governo e responsável pelo pedido de bloqueio, informou que a destinação dos recursos ainda está sendo analisada.


O relatório deverá ser apresentado em maio do ano que vem e, caso sejam identificada irregularidades, serão adotadas as providências cabíveis.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo