MPF pede condenação de Sérgio Cabral e mais 12 pessoas

Justiça

Publicado em 26/07/2017 - 15:53 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal pediu a condenação do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e de outras 12 pessoas, incluindo a ex-primeira dama Adriana Ancelmo, pelos fatos levantados pela Operação Calicute.

 

A alegação final do MPF protocolada nesta terça-feira afirma que o grupo comandado por Cabral recebeu propinas de empreiteiras contratadas para fazer grandes obras como a reforma do Estádio do Maracanã para o Pan e para a Copa do Mundo,  construção do Arco Metropolitano e a expansão do metrô do Rio de Janeiro.

 

O documento aponta diversos atos ilícios, incluindo 24 repasses, feitos entres os anos de 2007 e 2011 que somam em média 5% do valor das obras contratadas.

 

Os procuradores também afirmam que a ex-primeira dama Adriana Ancelmo recebeu joias com valor superior a R$ 6,5  milhões compradas com o objetivo de lavar o dinheiro proveniente das propinas.

 

O ex-governador do Rio foi denunciado por 49 crimes de corrupção passiva, mais de 160 de lavagem de dinheiro, que somam uma quantia que ultrapassa  R$ 22 milhões e organização criminosa.

 

O MPF pede que sua pena seja agravada pelo fato que ele comandou o grupo crminoso, além de demonstrar absoluto desprezo pela população que o elegeu. Já Adriana Ancelmo foi denunciada por lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

Entre os réus da ação também estão os ex-secretários do governo do estado Wilson Carlos e Hudson Braga e operadores financeiros do esquema criminoso.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo