Congresso mantém teto para gastos em campanhas

Política

Publicado em 14/12/2017 - 09:28 Por Samanta do Carmo - Brasília

Foi derrubado na sessão do Congresso, na tarde dessa quarta-feira (13), o veto ao autofinanciamento de campanha, tema que faz parte da reforma eleitoral discutida ao longo de oito meses no Congresso.


O presidente Michel Temer tinha vetado o trecho que dizia que cada candidato só pode usar 10% de seus rendimentos como pessoa física, para gastar em sua própria campanha.


Com a derrubada, esse teto fica mantido. Os parlamentares reclamavam que sem esse limite, as campanhas iriam ficar desequilibradas, como afirmou Glauber Braga, do PSOL.


O tema causou confusão no plenário e teve de ser votado duas vezes. A primeira votação foi anulada porque o deputado Fábio Ramalho, do PMDB, que estava conduzindo a sessão, encerrou a votação com apenas 257 deputados em plenário, número mínimo necessário.


Diante da reclamação de vários líderes partidários, o senador Eunício Oliveira (PMDB), retomou a Presidência da Mesa e refez a votação.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo