Picciani e Paulo Melo têm mais um habeas corpus negado

STF

Publicado em 01/12/2017 - 09:51 Por Kariane Costa - Brasília

Mais um pedido de liberdade dos deputados estaduais do Rio de Janeiro Jorge Picciani e Paulo Melo, ambos do PMDB, foi negado.


Desta vez, a decisão foi do ministro da Suprema Corte, Dias Toffoli.


Jorge Picciani, que é presidente licenciado, e Paulo Melo, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), foram presos na Operação Cadeia Velha, no última dia 16.


Os dois já haviam tido o mesmo pedido negado esta semana pelo ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Fisher entendeu que não há urgência que justifique a soltura imediata dos deputados estaduais.


Os habeas corpus dos deputados ainda devem ir a julgamento na 5ª Turma do STJ, o que também levou Toffoli a negar os pedidos de liminar no Supremo.


As defesas dos deputados argumentaram que a prisão dos parlamentares é ilegal, já que de acordo com as leis do Rio de Janeiro eles só poderiam ter sido presos em flagrante ou por ordem da Justiça estadual, e não federal, como foi o caso.


Picciani, Melo e o também deputado estadual Edson Albertassi foram presos preventivamente no último dia 16, sob a suspeita de terem recebido propinas de empresas de ônibus e construtoras.


No dia seguinte, a Alerj reverteu a decisão judicial e votou para soltar os três.


Após a votação da Assembleia, o Tribunal Regional Federal entendeu que a Casa Legislativa não teria o poder de decidir pela soltura e determinou o retorno deles à prisão, além do bloqueio de R$ 270 milhões em dinheiro e bens.

Últimas notícias
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo