Entenda como fica a situação de Lula após a decisão do STF

Justiça

Publicado em 05/04/2018 - 12:43 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Mesmo o Supremo negando o habeas corpus ao ex-presidente Lula, a prisão dele não é imediata. Vai depender ainda do TRF-4 e do juiz Sérgio Moro.

 

É que a defesa do ex-presidente tem até o dia 10, próxima terça-feira, para apresentar os embargos dos embargos de declaração. Esse é o último recurso que pode ser apresentado ao TRF-4, o Tribunal Federal sediado em Porto Alegre e onde tramita o processo.


Somente após a análise desse último recurso que Lula  poderá ser preso. 

 

Isso quer dizer que a decisão final ficará nas mãos do juiz Sérgio Moro.

 

O professor de Direito Penal, Heron Renato, explicou que Moro precisa esperar o ofício do TRF-4.

 

Não há um prazo definido para o TRF4 julgar o último recurso da defesa do ex-presidente, que deve ser apresentado na próxima terça-feira.

 

Mas o tribunal tem mostrado celeridade em relação a este caso.

 


O embargo dos embargos, recurso que ainda cabe à defesa do ex-presidente na 2ª instância, é considerado um recurso meramente burocrático, serve para a defesa pedir explicações sobre possíveis omissões ou incoerências na decisão judicial, mas não muda o mérito da condenação, que pediu mais de 12 anos de prisão ao ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex.

 

* Áudio e texto atualizados às 15h06 de 05/04/18. 

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo