José Dirceu já está em liberdade

01:41 Política, Notícias 27/06/2018 - 09h19 Brasília Embed

Danyele Soares

Já está solto o ex-ministro José Dirceu. Ele deixou, durante a madrugada, o Complexo Penitenciário da Papuda, onde estava preso há um mês, indo direto para seu apartamento em uma área nobre de Brasília.


Dirceu foi solto após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Por 3 votos a 1, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski decidiram que o petista pode aguardar em liberdade o julgamento dos recursos contra a pena de 30 anos de prisão a que foi condenado na Operação Lava Jato. Apenas Edson Fachin votou contra. O ministro Celso de Mello não participou da sessão.


De acordo com as investigações, Dirceu teria recebido propinas em negociações de contratos da Petrobras, no período de 2004 a 2011. Mas a defesa nega. Após a decisão da Segunda Turma, o advogado do petista, Roberto Podval, comemorou e afirmou que o ex-ministro não oferece risco à sociedade.

 

Também em sessão da Segunda Turma, os ministros do Supremo Tribunal decidiram soltar o ex-tesoureiro do Partido Progressista, João Cláudio Genu. Segundo Dias Toffoli, há “plausibilidade jurídica” em um recurso apresentado pela defesa de Genu ao Superior Tribunal de Justiça contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O ex-tesoureiro do PP foi condenado a 9 anos de prisão por corrupção passiva e associação criminosa.

 

* Áudio alterado às 9h40 do dia 27/06/2018 para consolidação de informações. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique