José Dirceu já está em liberdade

Judiciário

Publicado em 27/06/2018 - 09:19 Por Danyele Soares - Brasília

Já está solto o ex-ministro José Dirceu. Ele deixou, durante a madrugada, o Complexo Penitenciário da Papuda, onde estava preso há um mês, indo direto para seu apartamento em uma área nobre de Brasília.


Dirceu foi solto após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Por 3 votos a 1, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski decidiram que o petista pode aguardar em liberdade o julgamento dos recursos contra a pena de 30 anos de prisão a que foi condenado na Operação Lava Jato. Apenas Edson Fachin votou contra. O ministro Celso de Mello não participou da sessão.


De acordo com as investigações, Dirceu teria recebido propinas em negociações de contratos da Petrobras, no período de 2004 a 2011. Mas a defesa nega. Após a decisão da Segunda Turma, o advogado do petista, Roberto Podval, comemorou e afirmou que o ex-ministro não oferece risco à sociedade.

 

Também em sessão da Segunda Turma, os ministros do Supremo Tribunal decidiram soltar o ex-tesoureiro do Partido Progressista, João Cláudio Genu. Segundo Dias Toffoli, há “plausibilidade jurídica” em um recurso apresentado pela defesa de Genu ao Superior Tribunal de Justiça contra a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O ex-tesoureiro do PP foi condenado a 9 anos de prisão por corrupção passiva e associação criminosa.

 

* Áudio alterado às 9h40 do dia 27/06/2018 para consolidação de informações. 

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo