agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Possibilidade de uso indiscriminado de agrotóxico é criticada por agroecologistas

02:29 Política, Notícias 03/06/2018 - 15h29 Belo Horizonte Embed

Joana Moscatelli

As críticas ao projeto de lei conhecido como Pacote do Veneno estiveram presentes durante o 4º Encontro Nacional de Agroecologia, em Belo Horizonte. Proposto em 2002, pelo atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o projeto voltou ao Congresso Nacional, neste ano, defendido pela bancada ruralista como uma forma de modernizar e desburocratizar a atual legislação do uso de agrotóxicos.


Segundo a professora e pesquisadora do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa Irene Cardoso, o Brasil já é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e essa lei só vai piorar ainda mais este quadro.


Para Antônio Barbosa, da coordenação do Programa Uma Terra Duas Águas, da Articulação do Semiárido (ASA), a necessidade dos chamados defensivos agrícolas vem do próprio modelo de cultivo da monocultura, que não respeita os ciclos da natureza.


Entre as propostas do projeto está a mudança da denominação agrotóxico para produto fitossanitário.


Com a aprovação do projeto, o Ministério da Agricultura ficaria responsável pelo registro desses produtos. Diversas instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) já se posicionaram contra o projeto.


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por sua vez, defende o projeto como forma de aprimorar e tornar mais eficiente a regulamentação, mas ressaltou a importância dos órgãos de saúde e meio ambiente participarem neste processo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique