OEA vai acompanhar eleições no Brasil pela primeira vez

Missão Internacional

Publicado em 22/08/2018 - 15:01 Por Danyele Soares - Brasília

A Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) está no Brasil para coletar informações sobre o pleito de outubro.

 

Representantes do organismo internacional vão acompanhar, pela primeira vez, a disputa brasileira.

 

Em reunião com o presidente Michel Temer, a chefe da missão, Laura Chinchilla, informou como será o trabalho da comissão e agradeceu o convite do governo brasileiro para acompanhar o pleito.

 

Entre os aspectos que serão analisados estão: o financiamento de campanhas, a liberdade de imprensa, o acesso aos meios de comunicação e a participação política da mulher, dos povos indígenas, dos afrodescendentes e das pessoas com deficiência.

 

Questionada se a entidade tem alguma preocupação com o pleito, Laura Chinchilla afirmou que ainda "é muito cedo" para falar de aspectos específicos.

 

Quando perguntada sobre a situação do ex-presidente Lula, que pode ter o registro negado por ter sido condenado em segunda instância, a chefe da Missão de Observação evitou comentar. Disse apenas que o grupo busca, neste momento, informações sobre todo o pleito.

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as Missões de Observação são mecanismos que pretendem aprimorar a cooperação para o aprofundamento da democracia.

 

As missões devem ocorrer de maneira objetiva, imparcial e transparente, e não têm como finalidade julgar a legitimidade de uma eleição, acrescentou a representante da OEA.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo