Presidência destaca ações no primeiro mês de governo

Política

Publicado em 01/02/2019 - 07:55 Por Kariane Costa - Brasília

Nesta sexta-feira (1º), está completando um mês que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o governo. Para marcar a data, o Palácio do Planalto divulgou nota destacando 15 medidas adotadas pelo governo federal nos últimos 30 dias.


Entre as iniciativas, estão o decreto que flexibiliza as regras para a posse de armas, promessa de campanha de Bolsonaro, e também as ações emergenciais para auxiliar no atendimento às famílias afetadas pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais.


O texto lembra a criação do Conselho Ministerial de Respostas a Desastres, a liberação do Bolsa Família para beneficiários do FGTS, além da antecipação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada.


Outra iniciativa lembrada pelo Planalto foi a Medida Provisória de combate a fraudes no INSS, em janeiro.


A nota faz menção à expectativa do governo de aprovar a reforma da Previdência no 1º semestre e destaca que a proposta, em fase final de elaboração, deve ser encaminhada ao Congresso em fevereiro. .


A reforma da Previdência será destaque também da mensagem do presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, que será lida segunda-feira (4), na abertura dos trabalhos legislativos. Nela, o presidente vai defender a necessidade de mudar o sistema atual.


O texto com o balanço de um mês de governo menciona a decisão do presidente da República em unificar pastas e agregar órgãos no esforço de cortar despesas, diminuindo de 27 para 22 o número de ministérios.


O primeiro mês de governo também foi marcado pela viagem do presidente Jair Bolsonaro a Davos, na Suíça, para participar da reunião do G-7 – grupo de países mais ricos do mundo -  e a realização da cirurgia para retirar a bolsa colostomia.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo