Saiba mais sobre o pacote anticrime encaminhado nessa terça ao Congresso Nacional

02:01 Política, Notícias 20/02/2019 - 07h54 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apresentou, nessa terça-feira (19) ao Congresso Nacional, o pacote de medidas anticrime.

 

E destacou os principais objetivos, como o endurecimento à criminalidade mais grave, aprimorar investigação contra crimes complexos e destravar a legislação processual. 

 

O conjunto de medidas foi dividido em três partes. Uma traz um projeto de lei que trata de diversos assuntos como mudanças nas regras de legítima defesa e prisão após condenação em segunda instância. A segunda parte propõe mudanças na legislação eleitoral. A terceira parte das medidas anticrime trata do crime de caixa dois, que é quando alguém usa uma contabilidade paralela para tentar escapar da fiscalização dos órgãos de controle.

 

Sérgio Moro disse que fez a divisão para atender a reclamações de alguns parlamentares.

 

Os projetos propõem alterações em 14 leis. Entre elas, o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos e o Código Eleitoral.

 

Antes de ir para o Congresso, a proposta foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Ainda falta a Câmara dos Deputados decidir como será a tramitação das três propostas anticrime.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique