Tribunal torna Pezão inelegível até 2022

Publicado em 05/02/2019 - 17:58 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) foi declarado inelegível até 2022. A decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro acompanhou parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

 

Pezão, que está preso desde novembro do ano passado, foi condenado por abuso de poder político e econômico por conceder benefícios financeiros a empresas, como contrapartida a doações para campanha eleitoral de 2014.

 

O processo, movido pelo então deputado estadual Marcelo Freixo, também envolvia o ex-vice-governador, Francisco Dornelles, absolvido pela Corte por maioria. Já o recurso de Pezão foi rejeitado nesta segunda-feira (05).

 

Segundo a Procuradoria, ficou comprovada uma "manobra de financiamento" de campanha, apoiada por empresas que firmaram contratos com o poder público. Em nota, o procurador eleitoral Sidney Madruga, afirmou que a gravidade dos fatos configurou o ato abusivo, dada a articulação de recursos financeiros à disposição do Estado, em prol da campanha eleitoral.

 

As investigações revelaram cinco casos que caracterizaram o abuso de poder: a concessão de títulos de indenização à construtora Queiroz Galvão; o pagamento a mais em contratos em favor da Oi/Telemar; sucessivas prorrogações de consórcios ineficientes; o uso de bens públicos para favorecimento da companhia JBS; e arrecadação R$ 40 milhões acima do segundo candidato de maior receita, do PT.

 

A decisão chega após a anulação de outro julgamento do TRE que também tratava da cassação dos mandatos de Pezão e Dornelles. Em fevereiro de 2017, um placar de 3 a 2 garantiu a cassação dos dois políticos, mas o TSE anulou a decisão por avaliar que o quórum não havia sido suficiente.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo