Bolsonaro diz que não houve ditadura no Brasil

Política

Publicado em 28/03/2019 - 08:44 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Em entrevista à TV Bandeirantes, nessa quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não houve ditadura no Brasil, referindo-se ao período entre 1964 e 1985, quando as Forças Armadas governaram o país, sem eleições diretas para presidente da República.


Bolsonaro reconheceu que, durante este período, o regime militar cometeu erros, mas negou ter havido uma política de Estado voltada para a repressão. E disse ainda que, no final dos anos de 1980, houve uma transição pacífica do poder. 
 

Sonora: "Onde você viu no mundo uma ditadura entregar para a oposição de forma pacífica o governo? Só no Brasil, então não houve ditadura".
 

No próximo domingo (31), o regime militar completa 55 anos e o presidente Jair Bolsonaro autorizou que quartéis e guarnições militares celebrem a data.
 

O Ministério Público Federal recomendou, no entanto, que as unidades das Forças Armadas não façam manifestação pública, em ambiente militar ou fardado, para lembrar o 31 de março de 1964.


A recomendação foi encaminhada aos comandos militares de todas as regiões do país e estabelece prazo de 48 horas para que sejam informadas as medidas adotadas para o cumprimento das orientações ou as razões para o seu não acatamento.


Cinco pessoas e parentes de Vladimir Herzog protocolaram, nessa quarta-feira, duas ações contra a celebração da data em que foi instituído o período militar.

 

*Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo