Hackers invadiram celular de Jair Bolsonaro

Polícia Federal

Publicado em 25/07/2019 - 14:33 Por Dayana Vítor - Brasília

O grupo de hackers preso na terça-feira por suspeita de invadir mil aparelhos celulares, inclusive o do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também acessou os aparelhos do presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Justiça. Segundo o ministério, a Polícia Federal informou o ocorrido, por ser questão de segurança nacional.

 

O presidente já foi devidamente comunicado da situação e, em seu Twitter, disse que foi um atentado grave contra o Brasil e suas instituições, e quer que os responsáveis sejam duramente punidos. Bolsonaro disse que o país não é mais terra sem lei.

 

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorrenzoni, comentou a invasão dos celulares das autoridades. Ele afirmou que os ministros se comunicam por whatsapp e que, por enquanto, nada mudou. No entanto, ele afirmou que o assunto poderá ser debatido na próxima reunião ministerial de terça-feira.

 

Em nota, o gabinete de segurança institucional esclareceu que disponibiliza ao governo federal um Terminal de Comunicação Seguro. Esse sistema funciona por criptografia, códigos próprios e não permite outro tipo de troca de informações. O órgão ainda acrescentou que faz recomendações e alertas de segurança à Administração Pública Federal.

 

Quatro suspeitos da invasão dos mais de mil celulares estão presos na superintendência da Polícia Federal aqui Brasília. Eles podem ter autuado em crimes relacionados a fraudes bancárias, cartão de débito e de crédito, e também caixas eletrônicos.

 

As investigações começaram em abril, após queixas de procuradores da Lava Jato e de Sérgio Moro, e revelaram que os suspeitos obtiveram o código enviado pelos servidores do aplicativo Telegram no celular. Dessa forma conseguiram acesso à versão do aplicativo no computador.

 

O partido Democratas informou por meio de nota que expulsou um dos supostos hackers presos que fazia parte da legenda, por não concordar com sua conduta e espera punição. No entanto, revelou que o investigado não participava ativamente da vida partidária da legenda.

Últimas notícias
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo