Relator da reforma da Previdência no Senado, Jereissati apresenta parecer pela aprovação da proposta

02:40 Política, Notícias 27/08/2019 - 18h08 Brasília Embed

Renata Martins

O senador Tasso Jereissati apresentou nesta terça-feira (27), ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o parecer pela aprovação da reforma da Previdência.

 

Apesar de não haver mudança no texto, no relatório, que deve ser lido esta semana na Comissão de Constituição e Justiça, Tasso retira alguns itens do texto aprovado pela Câmara, como as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as regras para aposentadorias especiais.

 

Para aumentar a receita, Tasso propõe a inclusão de dois setores à Previdência, o que eleva da maneira relevante a receita previdenciária.

 

Esta cobrança seria incluída na proposta de emenda à Constituição (PEC), que também vai incluir estados e municípios na reforma da Previdência. Segundo o presidente Davi Alcolumbre, a PEC será apreciada no mesmo dia da votação da reforma. A data estimada por ele é dia 10 de outubro.

 

A senadora Simone Tebet explica como será feita a adesão dos outros entres federativos.

 

Davi Alcolumbre afirmou que o parecer apresenta economia de R$ 1,350 trilhão nas contas da União, estados e municípios, superando o valor que chegou da Câmara.

 

Pelo calendário acordado entre os líderes, a apresentação do relatório na CCJ deve ocorrer nesta quarta-feira (28), quando também será concedida vista coletiva para que os integrantes da comissão possam analisar o documento.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique