Advogado público está proibido de atuar na área privada, decide AGU

AGU

Publicado em 09/09/2019 - 09:05 Por Leandro Martins - Brasília

A AGU, Advocacia-Geral da União, decidiu proibir advogados públicos de participarem de atividades privadas, paralelamente ao exercício dos cargos no serviço público.

 

Com a medida, os membros da AGU estão proibidos de atuar em causas particulares de arbitragem, mediação ou conciliação.

 

A medida, assinada pelo advogado-geral da União, André Mendonça, reconhece que as atividades privadas são incompatíveis com o serviço público.

 

As regras valem para as carreiras jurídicas da AGU, da Procuradoria-Geral Federal e Procuradoria-Geral do Banco Central. Os servidores que realizam os serviços particulares terão prazo de 60 dias para interromperem as atividades privadas.

 

O advogado-geral seguiu um parecer elaborado pela Corregedoria-Geral da União, a favor da proibição.

 

De acordo com o parecer, exercer atividades privadas estando no cargo público é ilegal.

 

A análise do caso começou em 2016, quando 11 advogados da AGU pediram autorização ao Conselho de Ética do órgão para atuarem em atividades privadas.

 

Em 2017, o conselho autorizou o trabalho com restrições.

 

Em novembro de 2018, a Comissão de Ética mudou seu posicionamento e proibiu o exercício dessas atividades aos membros da AGU.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo