Alerj aprova contas do último ano da gestão Pezão

Rio de Janeiro

Publicado em 13/11/2019 - 10:16 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

As contas do governo do estado do Rio de Janeiro relativas ao ano de 2018 foram aprovadas nessa terça-feira (12), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio. A votação foi apertada, 34 a 30 votos. Houve apenas uma abstenção.

 

A maior parte dos parlamentares, portanto, ignorou a recomendação do Tribunal de Contas do Estado que defendeu a rejeição, diante de irregularidades verificadas nos cálculos.

 

As contas se referem ao final do mandato do ex governador Luiz Fernando Pezão, que está preso por denúncias de participação em um esquema de corrupção.

 

A análise se refere também à gestão do ex vice-governador Francisco Dornelles, que assumiu o governo por um mês após a prisão de Pezão.

 

A Comissão de Orçamento da Alerj já havia emitido parecer favorável às contas.

 

O Deputado Luiz Paulo, do PSDB, contrário à aprovação, afirmou que a reprovação era necessária para não abrir precedentes e destacou a situação irregular da saúde e da educação nos cálculos.

 

Os deputados favoráveis argumentaram que o Rio viveu uma situação atípica com a crise financeira, o que exigiu do governo manobras nas contas.

 

O deputado Carlos Macedo, do Republicanos, justificou o voto favorável destacando que o atual governador pode ter que lidar com os mesmos problemas.

 

Os deputados aprovaram também nessa terça-feira (12), por unanimidade, as contas do próprio TCE, o Tribunal de Contas do Estado, já que segundo os parlamentares o órgão cumpriu os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

 

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo