Brasil pode fechar acordo automotivo com Paraguai

Cúpula do Mercosul

Publicado em 04/12/2019 - 16:38 Por Leandro Martins - Brasília

O governo brasileiro está próximo de fechar um acordo automotivo com o Paraguai, que vai permitir a eliminação de tarifas sobre peças e automóveis comercializados entre os dois países. 

 

O anúncio pode ser feito durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que será realizada nesta quinta-feira, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

 

O setor automotivo não foi incluído nas regras comerciais do Mercosul. Por isso, os países que integram o bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - estabelecem acordos bilaterais, para reduzir ou eliminar tarifas no setor. O Paraguai é o único entre os integrantes do Mercosul que ainda não mantém um acordo do tipo com o Brasil.

 

Se aprovado, o acordo automotivo pode ampliar as exportações de automóveis fabricados no Brasil para o Paraguai. O país vizinho também tende a se beneficiar, já que exporta peças e equipamentos que são usados na montagem de carros no Brasil.

Últimas notícias
Política

Glauber Braga expulsa membro do MBL da Câmara; Kataguiri se pronuncia

A confusão ocorreu no corredor das comissões, local de muito movimento, ainda mais numa terça-feira e foi parar do lado de fora. Depois da confusão, Glauber Braga se justificou.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar para padre

No último dia 26 de março o padre Alexandre Paciolli foi denunciado pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável cometidos contra uma mesma mulher, em agosto de 2022 e janeiro de 2023, em Nova Friburgo.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça restitui mandato a presidente de conselho da Petrobras

Pietro Adamo Sampaio Mendes vai reassumir a presidência do Conselho de Administração da Petrobras.

Baixar arquivo
Justiça

CNJ anula afastamento da juíza Gabriela Hardt

No caso de Gabriela Hardt, uma decisão assinada em 2019, autorizou o repasse de cerca de R$ 2 bilhões resultantes de acordos de delação firmado com os investigados para um fundo que seria gerido pela força-tarefa da Lava Jato. No entendimento do corregedor, os recursos não poderiam ser transferidos para esse fundo.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PGR interrogar representantes da rede X no Brasil

A Procuradoria-Geral da República quer saber dos representantes do X no Brasil, se foi Musk quem determinou a publicação de postagens em perfis suspensos por determinação judicial. 

Baixar arquivo
Esportes

Resultados do Brasileirão e os jogos desta Quarta-feira

Nesta quarta mais sete partidas. Grêmio e Athletico Paranaense se enfrentam na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Bragantino recebe o Vasco da Gama, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Atlético Mineiro e Criciúma jogam na Arena MRV, em Belo Horizonte. 

Baixar arquivo