Presidente Jair Bolsonaro confia em acordo com Trump

Exportações Brasileiras

Publicado em 04/12/2019 - 15:40 Por Sayonara Moreno - Brasília

Depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a possível cobrança de sobretaxas para o aço e o alumínio brasileiros exportados para os Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro disse estar confiante em obter um acordo com Trump, a partir de uma conversa entre os dois.

 

A declaração foi dada nesta quarta-feira (4), assim que o presidente deixou o Palácio da Alvorada e conversou com jornalistas. O presidente americano responsabiliza o Brasil de desvalorizar a própria moeda, junto com a Argentina, o que, segundo Trump, estaria prejudicando agricultores do país norte-americano.

 

Sobre a questão, Bolsonaro negou que o Brasil tenha aumentado a cota do dólar de forma artificial e que até mesmo a briga comercial entre Estados Unidos e China interfere na cotação, aqui no Brasil.

 

Comentando assuntos internos, Jair Bolsonaro explicou o motivo do atraso no envio de um segundo projeto de lei sobre segurança, que faz parte de um pacote contendo cinco projetos, a serem enviados ao Congresso Nacional. O presidente revelou que o projeto que seria enviado na última terça-feira trata da legítima defesa dos cidadãos. Segundo ele, a matéria não foi levada ainda ao Congresso, a pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

 

Jair Bolsonaro comentou ainda a decisão do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, que autorizou o uso da assinatura digital para a criação de novos partidos, desde que exista uma regulamentação. Para Bolsonaro, agora, depende de como serão essas regras, para formalizar a própria legenda.

 

Nesta quinta-feira, o presidente viaja para o interior do Rio Grande do Sul. Bolsonaro vai comandar a Cúpula do Mercosul de número 55. A organização é formada por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Ele antecipou que pretende firmar alguns acordos com os países vizinhos, mas não entrou em detalhes sobre os temas em negociação.

Últimas notícias
Política

PM de SP retoma a operação Escudo na região litorânea do estado

A Polícia Militar retomou a operação Escudo na região litorânea do estado em busca do soldado da PM Luca Romano, que desapareceu no domingo.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Plano de Ação de Saúde Indígena recebe aval do STF

O Supremo Tribunal Federal reconheceu, nesta semana, o Plano de Ação de Aperfeiçoamento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, apresentado pela Advocacia Geral da União.

Baixar arquivo
Geral

Ministério dos Transportes destina R$15 mi para estradas no Maranhão

O Ministério dos Transportes anunciou o aporte de R$ 15 milhões para recuperação dos três trechos de rodovias federais que não aguentaram a força das chuvas que caíram no Maranhão nos últimos dias.

Baixar arquivo
Saúde

Oito em cada dez casos de dengue do país ocorrem no DF e seis estados

Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina estão na liderança.

Baixar arquivo
Geral

Lula se reúne com presidente da Colômbia nesta quarta

Eles vão se reunir para debater possíveis acordos de cooperação entre os dois países, em diversos setores. Inclusive o Itamaraty não descartou a possibilidade de tratarem o processo eleitoral na Venezuela.

Baixar arquivo
Geral

Queijo sem lactose vence concurso de melhor queijo e produtos lácteos

Um queijo produzido em Santa Catarina foi o vencedor da terceira edição do concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos. O evento foi realizado em São Paulo e contou com 1.800 participantes nacionais e internacionais disputando o título.

Baixar arquivo