agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Governador do DF autoriza Planos de Demissão Voluntária em empresas estatais

02:07 Política, Notícias 28/01/2020 - 21h58 Brasília Embed

Gésio Passos

O governador Ibaneis Rocha autorizou, nesta terça-feira, as empresas estatais do Distrito Federal a elaborarem Planos de Demissão Voluntária, os PDVs, para seus servidores.

 

Os PDVs normalmente oferecem benefícios financeiros para que empregados públicos se sintam incentivados a pedir demissão de seus cargos.


Segundo o GDF, a proposta é para enxugar e renovar a folha salarial dos servidores de empresas como Novacap, Terracap, Caesb, CEB e Metrô.

 

O governador afirma que o PDV também é uma oportunidade para os trabalhadores mais antigos.

 

“Tem um momento em que a gente pega o trabalhador que ficou muitos anos e que tem seus méritos, e dá condições para que ele vá para casa, monte um negócio, faça um investimento, tratando com dignidade aqueles que deram seus sangue ao longo da vida dentro da empresa”.


Segundo o GDF, a economia pode chegar a R$ 200 milhões, em 2 anos, somente na Novacap. Na empresa, 650 trabalhadores estão aptos a participar do programa.


O presidente do Sindicato do Servidores e Empregados de Empresas Públicas, o SindSer, que representa os trabalhadores da Terracap, André Conceição, afirma que a proposta precisa ser acompanhada de concurso público para repor os empregados.


“É uma medida esperada e positiva, porque é uma necessidade das empresas públicas um Programa de Demissão Voluntária que respeite o tempo que esse trabalhador dedicou para a empresa pública. Não existe PDV eficiente sem reposição da mão de obra, substituindo os empregados em fim de carreira por novos empregados com atribuições específicas e com compromisso com a empresa pública e a população do Distrito Federal”.

 

Ibaneis Rocha anunciou ainda o projeto de privatização de várias empresas públicas. A CEB deve ser vendida até abril. O Metrô está em análise de projeto, e a Caesb está sendo reestruturada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique