agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Sob divergências em relação à votação virtual, senadores aprovam PEC do Orçamento de Guerra

03:04 Política, Notícias 17/04/2020 - 16h59 Brasília Embed

Kariane Costa

Os senadores aprovaram nesta sexta-feira (17), em segundo turno, a chamada PEC do Orçamento de Guerra. A proposta de emenda à Constituição cria um orçamento exclusivo, para que o governo invista nas ações de combate ao novo coronavírus. A matéria também dá mais poderes ao Banco Central para que atue no mercado financeiro.

 

Na prática, a PEC do orçamento de guerra simplifica contratações de pessoal temporário e serviços. Além de  permitir, durante o período de calamidade pública, aprovado até 31 de dezembro,  que a União descumpra a chamada “Regra de Ouro”.

 

Ou seja, para pagar despesas de salários, por exemplo,  durante a pandemia,  o governo pode se endividar  sem ser acusado de crime de responsabilidade.

 

A matéria não foi consenso entre os senadores, 63  votaram a favor  e  15 contrários. Entre as críticas levantadas é que por ser uma PEC não deveria ser votada virtualmente e também que o governo já possui os instrumentos legais para enfrentar a pandemia. O líder do Republicanos, senador Mecias de Jesus,  defendeu, ainda, que  a proposta atende a banqueiros.

 

A PEC do Orçamento de Guerra autoriza o Banco Central a compra e venda de títulos do Tesouro Nacional em mercados secundários e a negociação de títulos privados desse mercado, além da compra de dívidas das empresas.

 

Pela proposta, o Banco Central deverá dar preferência à compra de títulos emitidos por micro, pequenas e médias empresas. Os benefícios de crédito tributário ficam condicionados ao compromisso das empresas em não demitir empregados.

 

Já a ala favorável defende que o texto dá mais segurança jurídica ao governo e investidores. O relator, senador Antonio Anastasia, do PSD, acatou 27 das 61 emendas apresentadas pelos colegas.

 

O Banco Central deve publicar diariamente as operações realizadas e prestar contas ao Congresso Nacional a cada 30 dias. Como o texto veio da Câmara, ele volta para uma nova análise dos deputados. Se aprovado, vai para sanção presidencial.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique