agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

MPE-RJ capacita servidores para atuarem no combate às fake news nas eleições municipais

02:02 Política, Notícias 09/06/2020 - 17h22 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discute a segurança de realizar as eleições municipais em outubro, diante do quadro de pandemia do novo coronavírus, o Rio de Janeiro já vem realizando treinamento de pessoal.

 

A Procuradoria Regional Eleitoral e o Ministério Público do estado ministraram, nos últimos dias, um workshop virtual para capacitar quase 200 promotores eleitorais e assessores sobre a atuação, pelas vias judicial e extrajudicial, para reprimir a manipulação de eleitores via redes sociais.

 

Além de membros do MP Eleitoral, foram capacitados dez magistrados eleitorais e assessores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), de forma a alinhar estratégias para investigar e processar quem usar a internet para divulgar fake news em campanhas, nos 92 municípios fluminenses.

 

O MP dispõe de três vias judiciais contra a desinformação por meio das redes sociais: a via criminal, controle da propaganda e combate a abusos e fraudes.

 

A capacitação propôs, ainda, debates com representantes do Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter e Google.

 

A Procuradoria Regional Eleitoral também produziu o guia “Desinformação e eleições” na internet para membros do MP Eleitoral.

 

O Ministério Público Eleitoral é um órgão híbrido, que reúne membros dos Ministérios Públicos Federal e Estaduais. Uma das suas funções é orientar seus membros que atuam nas zonas eleitorais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique