Congresso começa hoje a analisar vetos presidenciais

Congresso Nacional

Publicado em 12/08/2020 - 10:44 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Congresso Nacional marcou três sessões para votar os vetos presidenciais. A primeira é hoje (12). As outras duas foram marcadas para os dias 19 de agosto, próxima quarta-feira; e 2 de setembro, daqui a três semanas. Os deputados e senadores precisam analisar nessas três sessões, ao todo, 44 vetos do presidente da República.

 

Para esta quarta-feira, está prevista a análise de 17 vetos. Foi acordado que as votações vão seguir a ordem cronológica dos vetos, começando pelo veto parcial a 24 dispositivos do chamado pacote anti-crime, sancionado ainda no final do ano passado.

 

Em seguida, há o veto total ao projeto que prorrogava incentivos fiscais ao cinema; e o veto parcial ao projeto que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo, sendo retirado o dispositivo que obrigava os cinemas a reservarem uma sessão mensal para pessoas com transtorno autista.

 

Os parlamentares ainda precisam analisar o veto ao projeto que ampliava o Benefício de Prestação Continuada, aumentando o critério de limite de renda de um quarto para meio salário-mínimo per capita para ter acesso ao recurso.

 

Já vetos mais recentes, como o que congelou os salários de todo o funcionalismo público até 2022 e o veto contra a indenização aos profissionais de saúde incapacitados pelo novo coronavírus só devem ser analisados nas próximas sessões do Congresso.

 

Já a votação do novo Fundeb pelo Senado foi marcada para a próxima semana, dia 20 de agosto. Os senadores vão analisar a Proposta de Emenda à Constituição do novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, que é a principal fonte de financiamento da educação pública no Brasil. Se houver modificações no Senado, o texto precisa voltar para nova análise da Câmara, que aprovou o novo Fundeb no mês passado.

 

Lembrando que o Atual Fundo de Financiamento da Educação Básica perde a validade neste ano, no dia 31 de dezembro.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo