"Um ano de muita saudade", diz pai de um dos 10 jovens mortos no Ninho do Urubu

Ninho do Urubu

Publicado em 07/02/2020 - 08:15 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Neste sábado, 8 de fevereiro, completa um ano do incêndio que destruiu o alojamento da divisão de base do Flamengo, deixando 10 atletas mortos e três feridos. Além de marcar o primeiro ano da maior tragédia da história do clube, o mês encerra o prazo para a conclusão do inquérito policial e a responsabilização dos envolvidos.

 

De acordo com a perícia, o fogo foi provocado por curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado, instalado no contêiner onde os jovens dormiam. 

 

A primeira versão, liberada pela Polícia Civil, determinava o indiciamento de oito pessoas por homicídio doloso, ou seja, quando se assume o risco de provocar a morte.

 

Após o pedido de novos esclarecimentos, a versão final do documento é aguardada pelo Ministério Público do Estado do Rio, e especialmente, pelos familiares das vítimas. Com a demora, parte dessas famílias desistiu de esperar o resultado das investigações para pedir reparação na justiça, como revela a advogada Paula Wolff, que representa a mãe de Jorge Eduardo, que vestia a camisa 5 e atuava como volante no time.

 

Ainda em fevereiro do ano passado, a Defensoria e o MP do Rio chegaram a elaborar um modelo coletivo de indenização, estipulando valores. O clube, no entanto, recusou a proposta, e partiu para a negociação individual. O defensor público Eduardo Chow, que participou dos encontros, conta que, logo no início, o Flamengo se mostrou disposto a ajudar, mas mudou de postura.

 

Doze meses após o fogo consumir o CT, conhecido como Ninho do Urubu, na zona oeste carioca,  o Flamengo chegou ao acordo de indenização com os sobreviventes e apenas três famílias das vítimas fatais, além do pai de um dos garotos mortos. Em uma entrevista publicada no último sábado em um canal oficial do Flamengo, dirigentes afirmaram reconhecer a responsabilidade do Clube no ocorrido.

 

Respondendo a perguntas previamente selecionadas, eles disseram que o valor acertado nos quatro acordos já firmados é o teto, como destacou o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.

 

O vice geral e jurídico do rubro negro, Rodrigo Dunshee, complementou que os valores acertados estão acima dos concedidos pela justiça brasileira, e não levaram em conta a estatística que calcula o percentual dos meninos da categoria de base que chegam ao time profissional.

 

Christiano Esmério, pai do goleiro Christian, que tinha 15 anos, questiona essa estatística. Ele conta que o filho estava prestes a assinar seu primeiro contrato profissional e cobra respostas. Sobre o primeiro ano sem o convívio do filho, Christiano afirma que será como todos os próximos: de muita saudade.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo