Um ano após inelegibilidade, André Brasil projeta volta às piscinas

Esporte

Publicado em 24/04/2020 - 17:35 Por Lincoln Chaves - Brasília

Na tarde de 24 de abril de 2019, o nadador campeão paralímpico André Brasil foi considerado inelegível para eventos de atletas com deficiência nas provas em que é especialista, como os nados livre, borboleta e costas. Exatamente um ano depois, e com o recurso no Comitê Paralímpico Internacional negado, ele ainda aguarda resposta da justiça alemã, onde recorreu com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para voltar a competir.

 

Por um lado, André está mais conformado com a perspectiva de não disputar a Paralimpíada de Tóquio, mesmo com o adiamento para 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, mas à espera uma posição definitiva para projetar o futuro.

 

As classes S1 a S10, entre as 14 da natação paralímpica, são voltadas a deficiências físico-motoras. André era da classe S10, a de menor grau de comprometimento funcional. Ele teve poliomielite diagnosticada aos dois meses de vida, após reação à vacina, que deixou sequela na perna esquerda.

 

As reclassificações pelas quais passou há um ano avaliaram que ele não era deficiente "o suficiente" para essa classe 10. Como não há categorias acima, André foi considerado inelegível após 15 anos de carreira, 14 pódios paralímpicos, 32 em mundiais e 21 em parapan-americanos. À ocasião, segundo ele, a análise na piscina constatou uma mínima propulsão no tornozelo esquerdo, o que, até hoje, o nadador não digeriu.

 

André só não está 100% fora do movimento paralímpico porque pode competir em provas de peito. Há um ano, o nadador descartava a possibilidade, segundo ele, não é o melhor nado. Mas hoje, pensa diferente.

 

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo