Times do Rio de Janeiro anunciam volta parcial das atividades

Rio de Janeiro

Publicado em 25/05/2020 - 12:41 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Clubes de futebol do Rio de Janeiro vão retomar as atividades de fisioterapia e reabilitação muscular dos atletas mas, por enquanto, sem treinos coletivos. As informações foram divulgadas depois de uma reunião, neste domingo (24), entre o prefeito Marcelo Crivella e dirigentes da Federação de Futebol, a Ferj, e de 14 clubes da série A do campeonato estadual. O Fluminense e o Botafogo, no entanto, optaram por não participar do encontro e mantêm a postura de não retomar atividades nesse momento.

 

Segundo a prefeitura, ficou estabelecido que os clubes adotarão o protocolo de segurança contra o coronavírus e uma data para volta das partidas sem torcida será estudada em novas reuniões. Crivella prometeu levar a questão ao comitê científico que assessora a prefeitura na definição de medidas relativas à crise sanitária.

 

A FERJ também divulgou uma nota sobre o encontro,, destacando que o protocolo chamado de Jogo Seguro de retorno aos treinamentos, elaborado pela equipe médica da federação, foi classificado na reunião como irrepreensível. A federação aposta ainda na volta das partidas sem torcida em meados de junho e afirma que até lá os clubes devem progredir passo a passo com fase de avaliação clínica, testes físicos, exercícios de reabilitação dos efeitos da inatividade muscular e atividades de recuperação da capacidade laborativa dos atletas.

 

A projeção da  FERJ, no entanto, esbarra no posicionamento de dois dos grandes clubes do Rio. O Fluminense divulgou uma nota sobre a ausência na reunião afirmando que não recebeu convite formal da prefeitura do Rio e apenas uma comunicação via whatsapp da própria FERJ sem informações sobre os temas que seriam tratados.

 

Dessa forma, o clube disse que preferiu ficar apenas em observação e que mantem a decisão de somente voltar ao futebol quando as autoridades de saúde emitirem parecer respaldado pela comunidade científica autorizando a volta dos treinos presenciais e jogos, com indicações claras de procedimentos e normas. O Fluminense reafirma ainda seu respeito à independência das decisões tomadas por outros clubes e pontua que se coloca, de forma solidária, à disposição para os debates em torno do tema, desde que se deem no ambiente da ciência.

 

Em um tom ainda mais incisivo contra qualquer retorno de atividades nesse momento, o presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej, afirmou, pelas redes sociais,  que a posição do clube sobre o tema é cristalina e que seria desnecessário e até incoerente expor a diretoria aos riscos de participar da reunião. Ele reafirmou que o clube considera não ser o momento de retorno dos treinos presenciais e que o futebol é um instrumento de altíssimo impacto e repercussão social e que passar essa imagem no auge da crise, de aumento de mortes, é estar em desconexão com a realidade. Segundo o presidente, seria desumano com os atletas, comissão técnica e familiares qualquer retorno, e que o papel do clube é direcionar a consciência coletiva no sentido de que o momento é de ficar em casa.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo