Um dos símbolos de um país pentacampeão do mundo faz 70 anos

Maracanã

Publicado em 16/06/2020 - 13:07 Por Márcio Guedes - Rio de Janeiro

70 anos de Maracanã de histórias fantásticas, de emoções inesquecíveis  daquele  que já foi o maior do mundo. Sofreu dezenas de reformas, muitas desnecessárias, mas jamais perdeu a sua  magia e o seu encanto.

 

Um estádio referência mundial, um dos símbolos de um país cinco vezes campeão do mundo e que já foi palco de acontecimentos extraordinários.

 

Viu no seu primeiro ano de vida a trágica perda da Copa e testemunhou a conquista alemã na segunda vez como protagonista. Um gigante democrático que durante  muito tempo permitiu a entrada quase grátis do povão na sua célebre geral.

 

Que viu, além dos mais de oitenta títulos dos clubes cariocas', a consagração de  lendas de outros Estados como o Santos campeão do mundo ou de argentinos campeões das  Américas.  E até títulos de times de menor expressão como Juventude e Santo André na Copa do Brasil.

 

No seu pragmatismo sem limites foi além do futebol, com a presença do Papa João Paulo ll e de fabulosos artistas como Frank Sinatra e Paul Mccartney. Aquele Maracanã gigante  em  que cabiam até 150 ou 170 mil pessoas, de arquitetura única e imensas arquibancadas de pedra, não existe mais.

 

Ainda assim, toda a'sua história e suas lembranças de tanta saudade para o torcedor continuam marcadas em sua nova e modernosa imagem. E muito mais em nossas mentes e corações. O Maracanã de gols, craques e títulos, com suas tardes de domingo inesquecíveis faz 70 anos que resumem a própria experiência humana.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo