Phillipp Grochtmann vence Semana de Vela de Ilhabela; competição ocorreu por meio de game virtual

Competição virtual

Publicado em 01/08/2020 - 14:33 Por Lincoln Chaves - São Paulo

Principal competição náutica da América Latina, a Semana de Vela de Ilhabela teve que ser adaptada em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus. O jeito foi competir virtualmente, por meio do game Virtual Regatta. O gaúcho Phillipp Grochtmann levou a melhor na regata final, disputada em um percurso que simulava a raia olímpica do Rio de Janeiro.

 

O evento on-line reuniu 76 participantes, que competiram em 20 regatas virtuais. Os percursos simulavam os de cidades como Mallorca (Espanha), Auckland (Nova Zelândia) e Marselha (França). Nesta última, serão disputadas as provas de vela da Olimpíada de Paris. Para Phillipp, serviu até para dar um gostinho dos Jogos, pois ele disputará vaga para representar o Brasil na capital francesa em 2024, na classe laser, a mesma em que Robert Scheidt se sagrou bicampeão olímpico em 1996 e 2004.

 

O segundo lugar ficou com um jovem de 15 anos. Lucas Rocha Dantas nunca competiu em Ilhabela, ao contrário de Phillipp, mas brigou até o fim pelo título virtual. O garoto de Brasília, que veleja desde os 11 anos, foi o melhor da fase qualificatória. O detalhe é que ele teve como um dos principais adversários o próprio técnico de vela (real e virtual). Allan Godoy, que terminou a regata final em oitavo.

 

A disputa virtual, segundo os organizadores, será incluída na programação da 48ª edição da Semana de Vela, no ano que vem.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo