Festival de música instrumental aquece a economia de Olinda

Publicado em 06/09/2014 - 17:59 Por Carmen Delpino, da Universitária FM de Recife - Recife

O MIMO – Festival Internacional de Música – leva até este domingo (7) instrumentistas nacionais e estrangeiros à pernambucana Olinda. O festival está aquecendo a economia local. Salas de exposição, bares e casas de espetáculo estão lucrando com o evento.

 

As ruas do Centro Histórico foram fechadas para que os turistas possam circular livremente durante os concertos, oficinas e workshops. Maurício Galvão, secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia do município, apresenta os números: “Nós estimamos que gire na economia mais de R$ 20 milhões em função da MIMO.”

 

A diretora de negócios do MIMO, Fernanda Cortês, reafirma que um dos objetivos do festival é mesmo promover o turismo nas cidades históricas onde os concertos ocorrem. Além de Olinda, Ouro Preto, Tiradentes e Paraty completam o circuito.

 

“É um público que se hospeda na cidade, que consome nos restaurantes, que frequenta os lugares, que descobre o patrimônio; até pelo tipo de música que a gente leva, né? Então, isso é superbacana porque a gente vê que é um público que de fato ocupa a cidade, gera divisas pra essa cidade. Então, a gente consegue promover o turismo, promover essas cidades – algumas mais e outras já têm um turismo mais forte - mas o que a gente quer mesmo é isso: levar o público pra essas cidades.”

 

O MIMO é o maior festival gratuito de música instrumental do país. Nesta décima primeira edição, 50 artistas nacionais e internacionais de vários estilos e gerações marcam presença sempre em concertos com entrada franca. Acompanhe a transmissão do festival pelas Rádios EBC

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo