Funk e passinho estreiam no Theatro Municipal do Rio

Publicado em 01/06/2015 - 01:25 Por Dylan Araújo - Brasília

Sem o recurso da imagem dificilmente alguém poderia suspeitar aonde está música está sendo executada. Foi ao som desse ritmo que dançarinos vestindo shorts, camisetas e bonés se tornaram, neste domingo, a principal atração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Os jovens da companhia Na Batalha apresentaram um estilo de dança conhecido como "Passinho do Menor da Favela", que mistura movimentos de diferentes ritmos como o funk, o samba, o frevo e o hip hop.

 

Não foi à toa que artistas e produtores culturais apostaram que o evento vai entrar para a história do teatro municipal, como um marco da mudança na relação entre a produção cultural das comunidades cariocas e a principal casa de espetáculos do Brasil.

 

O co-diretor do Festival Rio Hip Hop Kemp, Miguel Colker, acredita que no futuro o evento vai ser lembrado como um divisor de águas.

 

Um dos idealizadores da batalha do passinho, o escrito Júlio Ludemir, comparou o evento a outros marcos históricos da participação da cultura negra no Theatro Municipal. Um momento em que o Passinho além de ser assimilado como cultura, passa a mostrar o seu valor como arte.

 

No mesmo bairro de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, aonde a cantora Clementina de Jesus teve a sua iniciação musical, nasceu também nos bailes funk, a batalha do passinho. Esse novo estilo trouxe ao palco do Theatro Municipal, a jovem Marcelly de Mello, de 17 anos, a Marcelly Miss Passista, única mulher a participar da apresentação.

 

O jovem Diego Santos, de 23 anos, o DG Fabulloso, comemorou a oportunidade de subir ao palco do mesmo teatro aonde foi barrado, em outro espetáculo. Mas contou que antes de chegar ao Theatro Municipal ainda passou por uma revista.

 

Como o mesmo visual que DG foi revistado pela Polícia Militar, ele foi aplaudido de pé pelo público do teatro. A apresentação da Cia de Dança Na Batalha fez parte do projeto Trajetórias do Theatro Municipal e também integra o Festival Rio Hip Hop Kemp.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo