Viva Maria: Rádio Nacional do Rio revive era de ouro

Publicado em 13/09/2016 - 20:46 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

*  2ª edição do programa Viva Maria

 

Direto do Boulevard Olímpico, Viva Maria compartilha os ecos de uma “ noite de ouro”, que comemorou os 80 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E coube a João Carino a apresentação do programa Época de Ouro, o mais tradicional conjunto de choro do Brasil que nos proporcionou um passeio pela música de Ernesto Nazareth, Radamés Gnattali e Pixinguinha!


Não faltou também uma homenagem especial ao produtor, poeta e jornalista Cristiano Ottoni de Menezes que por dez anos foi diretor da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Do céu , certamente, Cristiano vibrou com as palavras do amigo Jorginho do Pandeiro e a referência saudosa de João Carino que hoje substitui Cristiano Menezes na apresentação do programa Época de Ouro.



Através de um vídeo com as memórias, quem esteve na Casa do Brasil, Armazém número dois da Praça Mauá, pode reviver os áureos tempos do Edificio Noite na história do rádio brasileiro. Por ironia, justo no dia da festa dos 80 anos, a notícia da venda o prédio que , por quase um século, abrigou as maiores referências da música e do teatro desse nosso país.

 

E é claro que o fato deu o tom da maioria dos discursos e entrevistas. A primeira a falar foi Ellen de Lima, cantora e atriz que começou sua carreira na Nacional! As palavras de Ellen encontraram eco no discurso do radioator Gerdal dos Santos.

 

Mara Régia,essa radialista que vos fala, também foi convidada a subir no palco para falar sobre a importância da Nacional na sua infância. Foi a  deixa para recordar o tempo em que ouvia as novelas da Nacional no rádio de sua avó Maria ! Viva Maria!

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo