Samba Pelo Telefone completa 100 anos neste domingo

Cultura

Publicado em 25/11/2016 - 20:35 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

No dia 27 de novembro de 1916 um funcionário da “Bibliotheca Nacional” batia um carimbo que marcaria a história da música. Era o registro de “Pelo Thelephone – um Samba Carnavalesco” que completa neste domingo 100 anos.

 

Foi o primeiro registro formal onde aparece a palavra “samba”. A partitura, sem letra, ganhou o número 3.295 e a assinatura de Ernesto dos Santos, o Donga.

 

O documento amarelado faz parte do acervo da Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional. A responsável pelo setor Elizete Higino, diz que no início do século passado não era tão comum registrar músicas.

 

Segundo o historiador Ricardo Cravo Albin, “Pelo Thelephone” surgiu em uma reunião informal casa de Tia Ciata, lugar frequentado por João da Baiana, Pixinguinha, Caninha e outros. Desde seu lançamento, vários reivindicaram a autoria, já que era comum em rodas de samba os participantes improvisarem versos e melodias.

 

A partitura manuscrita para piano de “Pelo Thelefone” que foi registrado na Biblioteca Nacional é atribuído a Pixinguinha, mas a chefe da Divisão de Música da Elizete Higino diz que, no papel, apenas aparece o nome do compositor Ernesto dos Santos, o Donga.

 

O doutor em musicologia, Carlos Sandroni, diz que a música Pelo Thelefone foi um marco não somente por ser pioneiro, mas pelo sucesso que a música se tornou no carnaval de 1917. O estudioso de música popular diz que o termo samba é muito mais amplo que a vertente carioca.

 

A palavra samba vem da expressão africana semba, usada para designar dança de roda, popular em todo o Brasil. Em 2005 o ritmo musical samba foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo