Rio: funcionários de empresa que administra bibliotecas parques são colocados em aviso prévio

Rio de Janeiro

Publicado em 04/12/2016 - 20:45 Por Nana Pôssa - Rio de Janeiro

Funcionários da empresa privada que administra as Bibliotecas Parques do Rio de Janeiro foram colocados em aviso prévio por falta de perspectiva de pagamento do governo do estado. Nesta semana as unidades passaram a operar em horário reduzido.

 

A Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, e a de Niterói agora abrem das 11h às 17h. Já a de Manguinhos e da Rocinha abrem das 10h30 até as 16h30.

 

Desde 2014, as bibliotecas são administradas pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e o contrato originalmente terminaria só em 2018. A empresa recebe cerca de R$ 20 milhões por ano para as quatro unidades.

 

O diretor da empresa, Henrique Oliveira, disse que, diante da incerteza de viabilidade econômica, decidiram colocar os 153 funcionários em aviso prévio para garantir que teriam recursos para pagar as indenizações trabalhistas. Ele disse também que procura patrocinadores privados para as bibliotecas.

 

As quatro unidades funcionam atualmente com recursos das prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, que somam R$ 1,750 milhão por mês.

 

As atividades serão mantidas pela empresa privada até o dia 30 de dezembro. A partir de 1º de janeiro do ano que vem, voltarão a ser administradas pela Secretaria de Cultura do Estado. A secretaria foi procurada para falar sobre o futuro das bibliotecas e a possibilidade de fechamento, mas não respondeu à reportagem.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo