Amazônia tem carnavais que vão além de blocos, escolas de samba e trios elétricos

Tradições Regionais

Publicado em 27/02/2017 - 12:17 Por Maisa Penetra - Brasília

No país inteiro o ritmo do carnaval já tomou o povo, mas nem só de desfiles de escolas de samba, trios elétricos e baladas é feita a festa. O carnaval é uma cultura diversa e colorida, o calendário é cheio de eventos com sons, danças e folclores únicos. 


Na região da Amazônia, a cultura regional é influenciada por povos indígenas e negros. A folia de Momo reflete a diversidade de cada estado que forma a Amazônia Legal.


Os tradicionais blocos maranhenses com as máscaras e cores do Fofão, os bailes acrianos que reúnem várias gerações, os desfiles de fantasias, as brincadeiras de Entrudo são exemplos.


Em Mato Grosso, um dos blocos mais conhecidos e diferentes é o dos Caretas de Guiratinga. O bloco surgiu em 1948.


Na época, o carnaval era feito para a elite em clubes. Com a vontade de um grupo de fazer parte das folias e ironizar os mais ricos, surgiu a ideia de sair com máscaras nas ruas, tradição que permanece até hoje.


Um dos organizadores do bloco, Eduardo da Silva Carvalho, conta como são feitas as máscaras. 


Como qualquer boa festa, a maior parte da alegria vem da música mas se engana quem pensa que só de samba, axé e frevo vive um carnaval. No Pará, a tradição é o carimbó.


O ritmo surgiu no litoral do estado como brincadeira de roda de um grupo indígena e tanto a música quanto a dança tem o nome por conta do tambor curumbó.


O carimbó anima várias gerações como explica o fundador do grupo Sancari, Lucas Bragança. 


Outra comemoração típica de carnaval é a brincadeira do Boi-à-serra, encontrada especialmente no município de Santo Antônio do Leverger, em Mato Grosso.


O bumbá sai durante a noite pelas ruas da cidade arrebatando pessoas para a folia, embalada ao som de bumbos, surdos, caixas e ripiques. 


O presidente do grupo folclórico Boi Pantaneiro, Leandro Oliver, se sente orgulhoso em chamar a cultura do Boi de sua. 


Para quem curte a festa de Momo, opções não faltam, é só escolher o ritmo e a fantasia e brincar o carnaval até tudo se acabar na quarta-feira, como cantava o poetinha.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo