Na Trilha da História: Saiba mais sobre as raízes do carnaval no Brasil

Na Trilha da História

Publicado em 21/02/2017 - 12:00 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e este é o Na Trilha da História, especial de carnaval! Nosso convidado é o historiador André Diniz, autor de "O Almanaque do carnaval". Ele comenta a origem dessa festa tão querida pelos brasileiros.

 

Sonora: "Enquanto festa, enquanto entretenimento, reunião de pessoas para beber, brincar e curtir, essas festas ocorrem desde a antiguidade. Mas o carnaval moderno que a gente conhece é marcado por essa definição da Igreja Católica da quaresma, onde você dá um adeus à carne, você entra em penitência 40 dias, em que não pode haver nenhum abuso, com seu corpo, comilança... Então é o 'carnavale', como se diz, 'o adeus à carne'! São quatro dias de folia para se preparar para a quaresma."

 

Uma das formas mais antigas de curtir o carnaval no Brasil é o entrudo. No século XIX, a brincadeira conquistou até os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.

 

Sonora: "Você tinha, por exemplo, o entrudo, em que você tacava limão de cheiro nas pessoas...De cheiro bom não tinha nada."

 

Em 1855, começaram a surgir as sociedades carnavalescas.

 

Sonora: "Sociedades carnavalescas eram grupos que desfilavam, muitos ligados à classe média, pequena burguesia, oriundos de clubes republicanos... as sociedades carnavalescas eram referência na luta republicana e abolicionistas. Eles iam para rua mostrar sua beleza e competição. Eles competiam nos salões, nos bailes, mas competiam na rua também desfilando, com carros alegóricos."

 

E se as sociedades carnavalescas conquistaram os burgueses brancos, os ranchos atraíam os negros.

 

Sonora: "Os ranchos eram desfiles muito luxuosos, com a participação dos afrodescendentes da cidade, onde eles tinha uma tradição muito forte de respeito a essa comunidade afrodescendente baiana, sobretudo no centro do Rio. Eles vão ter uma instrumentação principalmente de sopro e de cordas, eles não tinham instrumento de percussão. As músicas eram muito melodiosas. Então, nós vamos ter no futuro o surgimento das escolas de samba a partir da fusão das sociedades carnavalescas, formada pela classe média aburguesada, e dos ranchos, que vão ser ligados a uma camada mais popular, a uma camada mais afrodescendente da sociedade carioca."

 

Até o finalzinho do século XIX, não havia um estilo típico de música do carnaval. Quem mudou isso foi a pianista e compositora Chiquinha Gonzaga!

 

Sonora:"A Chiquinha acompanhava da casa dela o compasso dos desfiles do carnaval e ela compõe o que vai ser chamado de marchinha. "Ô Abre alas" foi a primeira música composta para o carnaval. Antes, tocava-se de tudo no carnaval. Você podia ouvir uma ópera, uma polca, uma quadrilha. Com "ô Abre Alas", em 1889, e com "Pelo Telefone", em 1917, você começa uma produção para o carnaval."

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o escritor André Diniz, músicas que contam a história do nosso carnaval! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria.

 

Se você tiver alguma sugestão de tema para o programa, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem e bom carnaval!

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo