Suspensa venda do terreno do maior planetário da América Latina

Justiça

Publicado em 18/04/2017 - 17:02 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

A venda do terreno do Planetário da cidade do Rio de Janeiro foi suspensa por determinação da justiça do trabalho. A área localizada no bairro da Gávea, zona sul carioca, pertence à Companhia Estadual de Habitação (Cehab-RJ) e iria a leilão nesta terça-feira para pagar dívida trabalhista.

 

A Cehab chegou a pedir que o bem a ser penhorado fosse substituído e ofereceu uma área no município de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos. Mas o leilão somente foi suspenso depois que a procuradoria do município do Rio e  aFundação Planetário intercederam. Isso porque, apesar do terreno ser estadual, o prédio foi construído e administrado pela prefeitura.

 

O terreno avaliado em mais de R$ 40 milhões chegou a ser disponibilizada em leilão na semana passada. Mas na primeira tentativa, não houve interessados.

 

O presidente da Fundação Planetário Nelson Furtado disse que apenas soube do leilão após a divulgação do caso pela imprensa e defende o uso social do espaço

 

Independente de idade, o público não poupa elogios ao planetário. O pequeno Francisco Miguel de 4 anos de idade que curtiu o passeio. Ele foi para o planetário com o pai, o engenheiro Edilson Silveira que lembra que o universo tem muito a ensinar.

 

 

O Planetário da Gávea é um centro de pesquisas e recebe também estudantes da rede pública e privada. O astrônomo da instituição, Alexandre Cherman, diz que o maior planetário é maior da América Latina.

 

O Planetário da Gávea foi inaugurado em janeiro de 1970, ainda no antigo estado da Guanabara. O terreno foi cedido à prefeitura do Rio de Janeiro em 1986, sem prazo limite para a utilização. Pelo contrato, a prefeitura poderia oferecer outro imóvel em troca do terreno, de valor correspondente, mas isso não ocorreu.

 

O juiz titular da décima primeira Vara do Trabalho do Rio de Janeiro do TRT/RJ, Otávio Amaral Calvet, que suspendeu o leilão, marcou uma audiência de conciliação para o dia 4 de maio para tentar uma solução sobre o processo trabalhista contra a Companhia Estadual de Habitação, que detém o terreno do planetário.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo