Ministro da Cultura anuncia pagamento de editais atrasados

Funarte

Publicado em 11/08/2017 - 14:56 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Apesar do contingenciamento de 43% no orçamento do Ministério da Cultura neste ano, o ministro da Cultura Sergio Sá disse que está usando uma lupa para buscar sobras de recursos e conseguir honrar o pagamento de editais.

 

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã aqui no Rio, ele anunciou que serão destinados R$ 4 milhões para editais de 2016, que já estão com o pagamento atrasado, referentes aos prêmios da Funarte de Composição Clássica, de circulação de artes visuais através de exposições, e também da compra de equipamentos de iluminação cênica.

 

Durante a coletiva, com a participação do presidente da Funarte, Stepan Nercessian, foram detalhadas também algumas mudanças nos editais de ocupação dos espaços da Funarte no Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, por exemplo, na liberação da necessidade de pagamento de 10% das bilheterias dos espetáculos para a Funarte.

 

O Ministro respondeu perguntas sobre os recursos federais para o carnaval carioca. Segundo ele, o ministério está se empenhado em honrar o compromisso feito pelo presidente Michel Temer de destinar R$ 13 milhões para o carnaval do Rio, e que esses recursos não devem sair do orçamento do ministério, mas sim do patrocínio de empresas públicas como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal e das leis de incentivos fiscais tanto do estado do Rio, quanto federal, por meio da lei Rouanet.

 

Ele minimizou possíveis reações negativas a essas medidas diante da interpretação de que o carnaval carioca está tendo prioridade nos investimentos. Segundo ele, nas leis de incentivo fiscais há sobra de recursos e as empresas públicas devem fazer esse investimento em forma de marketing, o que significa que não haverá redução de incentivos para outros setores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo