Blocos afro usam tradição carnavalesca para falar da identidade e história da cultura africana

Cultura africana

Publicado em 10/02/2018 - 16:18 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Novembro de 1974. Em plena ditadura militar, uma comunidade negra de Salvador, na Bahia, criava o primeiro bloco afro da cidade, inspirado na cultura e religiosidade africana. Movido pelos ideais de Zumbi, Dandara e Mandela, nascia o Ilê Ayê.

 

Sonora: “Começamos a recontar a história do povo negro nessa retomada agora, com toda essa situação de racismo acentuado, principalmente na Bahia, a terra da felicidade, a capital na negritude, quero saber que felicidade é essa e pra quem?”

 

Quem lembra as quatro décadas de história do Ilê Ayê é um dos seus fundadores, Antônio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô do Ilê. Ele se orgulha do que o bloco faz no carnaval e em todos os dias do ano. A comunidade prioriza a formação cultural de crianças e adolescentes.

 

Sonora: “A maioria dos músicos do Ilê foi formada nessa escola que tira os jovens da marginalidade formando não só artistas, mas cidadãos”.

 

O trabalho do Ilê Ayê inspira músicos em todo o país, e o grupo hoje apadrinha blocos como o afro afirmativo Ilú Inã, de São Paulo. Um dos criadores do Ilú, o percussionista Fernando Alabê, conta que o bloco tenta aproximar a cultura africana das crianças e dos jovens. Exu, o orixá da comunicação, tem um papel especial nos rituais e na festa.

 

Sonora: “E, por conta desse traço identitário, abrimos caminho para a festa. Não é só carnaval, muita ação e atitude.”

 

Ainda em São Paulo, há 12 anos, as mulheres e meninas do Ilú Obá Di Min abrem a sexta de carnaval com tambores e muito axé no centro da cidade. Este ano, elas reverenciam as mulheres quilombolas. Diretora do bloco, Elisabeth Belisário espera que o bloco inspire as meninas negras a afirmar sua identidade e história.

 

No Distrito Federal, o Afoxé Ogum Pá também dialoga com a religiosidade africana para colocar o bloco na rua. Criado pela mãe Dora Ti Oyá, ele surge no contexto do terreiro e de um projeto que, desde 2014, trabalha a musicalização de crianças do Jardim ABC, na Cidade Ocidental, município goiano no entorno do DF.

 

Sonora: “Nós buscamos envolver o público com história e dança, resistência, primeiros afoxés surgiram no movimento negro, que inspirou outros terreiros, algumas mulheres, como Beth de Oxum, Ciça dos Prazeres, todo esse contexto dessa trajetória de resistência. É com isso que trazemos o povo para o nosso lado. Com o toque do afoxé que é muito bom de se ouvir.”

 

No Rio de Janeiro, há três décadas, o bloco Lemi Aiyó também rima carnaval com educação de crianças e adolescentes. Renata Andrade, do Jardim Bangu, entrou no bloco com 9 anos. Hoje, aos 22, é monitora de dança e estuda engenharia da produção.

 

Sonora: “Conheci a dança. Todo mundo do grupo estuda no momento.”

 

A nova geração dos blocos afros já chegou à diretoria de um dos grupos mais importantes da Amazônia: o bloco afro Akomabu, em São Luís.

 

Criado há três décadas, ele tem como base o Centro de Cultura Negra do Maranhão, onde acontecem oficinas e ensaios. O tema do bloco em 2018 é combate ao genocídio da juventude negra, uma sugestão do diretor José Ricardo de Souza Galvão, o Cadu, de apenas 21 anos.

 

Desde os 16 no Akomabu, Cadu passou pelas oficinas de grafitagem e percussão. Hoje, o jovem do Bom Jesus pensa na continuidade do grupo e na resistência negra no carnaval.

 

Sonora: “O grupo me fez um jovem ter um senso crítico, saber analisar e me proporcionou a participação em espaços de decisão política sobre a juventude. A violência aqui nas comunidades é muito grande. Meu bairro é um dos mais violentos. O Akomabu faz esse trabalho contra o extermínio da juventude negra, e tô fazendo esse trabalho de conscientização do empoderamento. A cor dos homicídios no Brasil, a gente sabe que é a cor preta.”

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo