Turistas já começam a chegar à Ilha de Tupinambarana para o Festival de Parintins

Boi-bumbá

Publicado em 26/06/2019 - 07:33 Por Renata Martins - Brasília

O evento oficial começa na sexta-feira (28), mas já tem muita gente chegando para curtir para o Festival Folclórico de Parintins, cidade a 420 quilômetros, de Manaus.

 

De avião ou barco, quem chega à Ilha de Tupinambarana, em Parintins, é recebido com a festa dos Bois Garantido e Caprichoso.

 

O casal Lúcia e Carlos Rehder, de São Paulo, relata a alegria de desembarcar pela primeira vez no terminal hidroviário de Parintins.

 

Comparado ao carnaval por sua grandiosidade, o Festival Folclórico de Parintins é um dos maiores eventos festivos do Brasil.

 

A Marinha já deu início a operação para garantir a segurança do tráfego aquaviário na região.

 

A proteção dos passageiros é o foco da operação. Por isso, as embarcações precisar estar com a documentação em dia; não pode levar mais passageiros que sua capacidade; e o número de coletes salva-vidas tem que ser o mesmo de pessoas dentro do barco.

 

O encarregado do Setor de Operações da Capitania Fluvial da Amazônia, Ocidental, primeiro-tenente Filipe Queiroz fala da operação.

 

É durante o Festival que o Rio Amazonas concentra o maior número de embarcações de passageiros e de esporte e recreio do ano.

 

O movimento de quem chega pelo ar também será intenso. De acordo com a direção do aeroporto de Parintins, a cada meia hora um voo chega no município. Entre voos regionais e pequenos aviões, 400 aeronaves são esperadas até 2 julho.

 

O turista que embarcar no Aeroporto Internacional de Manaus é recebido com apresentações ao som de toadas dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

 

O terminal manauara deve movimentar mais de 12 mil passageiros.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo