É Garantido ou vai de Caprichoso? Hoje sai o boi vencedor do Festival de Parintins

Festival

Publicado em 01/07/2019 - 14:59 Por Renata Martins - Brasília

Depois de três noites de muita toada e alegria as galeras dos bois-bumbás Caprichoso, o Azul, e Garantido, o Vermelho, estão na expectativa para saber quem será o campeão da edição deste ano, do Festival Folclórico de Parintins.

 

A apuração das notas dos itens dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido será realizada a partir das 15h30, horário do Amazonas -  16h30 no Distrito Federal -, no auditório do Bumbódromo de Parintins.

 

Quarenta mil pessoas estiveram no palco das apresentações dos bois, nas três noites de festa. Caprichoso e Garantido levaram à arena mais de 5 mil brincantes, por dia, e um total de 33 alegorias.

 

Na noite desse domingo (30), os presidentes das agremiações comentaram as apresentações.

 

Para o presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, o Boi Azul chegou ao fim da festa preparado para o tricampeonato. O tema do bumbá azul e branco, que fechou o evento neste domingo, foi “Um Canto de Esperança Para Mátria Brasilis”.

 

E o presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, considerou que a edição de 2019 deu novo ânimo ao evento. Segundo ele, foram três noites de grandes espetáculos que encheram de orgulho a nação vermelha e branca. O bumbá encarnado defendeu o tema “Nós, O Povo”.

 

2019 é um marco no Festival Folclórico de Parintins.

 

Na sexta-feira (28), os dois bois foram reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil. O certificado foi entregue pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Patrimônio Cultural do Brasil durante a abertura do evento.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo