Garantido leva o 32º título do Festival Folclórico de Parintins

Boi-bumbá

Publicado em 01/07/2019 - 20:02 Por Bianca Paiva - Brasília

Vermelhou! Deu boi Garantido na edição de número 54 do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, realizado no último fim de semana. O tema deste ano do touro branco com um coração na testa foi: “Nós, O Povo”.
 

É o 32º título do Garantido, contra 22 do Caprichoso, o touro negro com a estrela na testa, representado pelas cores azul e branca.

 

Logo após o resultado que saiu nessa segunda-feira, Fábio Cardoso, o presidente do boi do povão, como é conhecido o Garantido, comemorou a vitória.

 

Foram avaliados itens como coreografia, toada, evolução dos bois, figura típica regional, lenda amazônica e tribos indígenas.

 

O festival também premia a melhor galera, ou seja, a melhor torcida. E, neste quesito, também deu Garantido.

 

Segundo o governo amazonense, mais de 40 mil pessoas acompanharam as três noites do evento. Na Arena do Bumbódromo, foram cerca de cinco mil brincantes e 33 alegorias dos dois bois.

 

Neste ano, Caprichoso e Garantido foram reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil.

 

O certificado foi entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) durante a abertura do evento.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo