Inscrições abertas para o Filmaê, festival de cinema só de filmes feitos com celular

Filmaê

Publicado em 02/11/2019 - 07:39 Por Letícia Valadares* - Brasília

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival de Cinema Filmaê, que promove a premiação de filmes produzidos pelo celular.


O evento, que é composto por mostra competitiva de filmes inéditos, premiação, mostra de filmes internacionais e oficinas, é o único na América Latina com essa proposta.


Em 2018 a primeira edição contou com 123 inscritos de todo o Brasil. Desses, 82 foram selecionados e 45 escolhidos como finalistas.


A condição para participar é simples: ter um celular, um tablet ou uma câmera de ação do tipo GoPro. Os vídeos devem ter de 1 até 15 minutos em qualidade HD ou superior.

 

Podem se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil há pelo menos dois anos, sem idade mínima.

 

O produtor executivo do Festival, Guilherme Carvalho, explica algumas das 11 categorias da competição.


“Tem várias categorias: você pode fazer um clipe musical, um documentário, reportagem. A gente tem muito a cara do que está o audiovisual hoje em dia, tanto nas plataformas de vídeo como o Youtube, mas voltado para você fazer o que tem na mão. E a categoria infantil tem um diferencial muito importante: não é filme infantil feito por adulto, é feito por criança”.


Os filmes premiados são escolhidos por uma comissão de seleção, júri oficial e júri popular realizado pelo site, como explica Guilherme Carvalho.


“Depois de assistir os filmes vai abrir para uma votação. Você pode selecionar as categorias técnicas, é pela internet. Um voto por CPF, então o público todo vai poder contemplar os filmes e votar. E um júri especial vai selecionar quais são os melhores filmes por categoria”.


As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de janeiro no site: filmae.com.br. A segunda edição do festival acontece no Espaço Cultural Renato Russo, de 13 a 15 de março de 2020.

 

*Estagiária sob supervisão de Jéssica Gonçalves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo