Literatura de cordel ganha em Brasília um cantinho especial, na Casa do Cantador

Casa do Cantador

Publicado em 11/01/2020 - 07:48 Por Sayonara Moreno - Brasília

Que Brasília é um caldeirão de culturas de todo o canto do país, todo mundo sabe! Mas se tem um tempero importante nesse caldo, é o povo do Nordeste e toda a sua riqueza cultural. Exemplo disso é a literatura de cordel, com seus versos rimados, impressos em folhetos e expostos em varais.

 

E no Distrito Federal, essa tradição ganhou um cantinho especial: a Cordelteca João Melchíades Ferreira, considerada um dos maiores centros literários exclusivos para a contação das histórias do homem do sertão. O acervo tem cerca de MIL E QUINHENTOS livros e livretos, tudo catalogado por um sistema de informática.

 

Subsecretário de Patrimônio Cultural da secretaria de Cultura do DF, Demétrio Carneiro, explica que a instalação é uma forma de manter a tradição e também incentivar novos cordelistas.

 

Demétrio conta que, durante este ano, estão previstas programações culturais a todo mês, incluindo atividades e oficinas.

 

O local, também, não poderia ser outro: fica na Casa do Cantador, em Ceilândia, considerada o reduto nordestino no quadradinho do Planalto Central. A casa do cantador, inclusive, é a única obra de Oscar Niemeyer fora do Plano Piloto. O nome da CORDELTECA é uma homenagem ao paraibano João Melchíades, um dos cordelistas mais populares do Brasil, que morreu em 1933.

 

Segundo a Secretaria de Cultura do DF, a criação do novo espaço é uma forma de valorizar a cultura nordestina e a comunidade local, que tem entre os fundadores, os famosos candangos que vieram do Nordeste para construir a capital do país.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo