Do sonho de Dom Bosco à interiorização da capital, o nascimento de Brasília há 60 anos

Há 60 anos

Publicado em 03/02/2020 - 15:02 Por Victor Ribeiro - Brasília

No dia 21 de abril Brasília comemora 60 anos de inauguração. Por isso, a partir de hoje você vai ouvir uma série de reportagens especiais que vão falar sobre a história da capital de todos os brasileiros, a organização geográfica e administrativa da cidade, a formação da identidade cultural, a vida em Brasília e seus problemas.

 

Nesta primeira reportagem, vamos falar sobre as ideias de tirar do litoral a capital do país.

 

Documentos históricos dão pistas de que o primeiro estudo para trazer a capital para o centro do Brasil foi produzido na década de 1750, quando o então secretário de Estado de Portugal, Marquês de Pombal, encomendou um levantamento. Os especialistas apontaram que a região mais estratégica para instalar a capital da colônia era o Planalto Central.

 

É o que destaca o publicitário João Carlos Amador, autor da série de livros “Histórias de Brasília”.

 

Mesmo assim, em 1763, a capital mudou de Salvador para o Rio de Janeiro. Ainda no século 18, a transferência da sede do poder para o interior foi uma das reivindicações de movimentos que lutavam pela independência do Brasil, como a Inconfidência Mineira.

 

A partir de 1813, Hipólito da Costa publicou no Correio Braziliense artigos que pediam a interiorização da capital. O jornal era editado em Londres.

 

Também no século 19 o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen sugeriu a mudança e José Bonifácio defendeu a ideia no Parlamento. Inclusive o nome da cidade, como lembra João Carlos Amador.

 

Em agosto de 1883, o santo italiano e fundador da Congregação dos Salesianos João Bosco – conhecido como Dom Bosco - sonhou que fazia uma viagem à América do Sul. Mesmo sem nunca ter estado no continente imaginou um lugar entre os paralelos 15 e 20, onde havia “uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago”. Era “a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.

 

Às margens do Lago Paranoá, temos hoje uma ermida, capelinha construída num local isolado, em homenagem a Dom Bosco. É uma pirâmide de vidro construída em 1957.

 

Em volta da Ermida Dom Bosco existe uma arena para espetáculos, locais para se banhar no lago e fazer piquenique, e a pista de skate mais badalada do Distrito Federal. Junto com Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco é padroeiro da capital.

 

Com produção de Graziele Bezerra, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo