Tesourinhas e Agulhinhas conectam as ruas de Brasília às quadras comerciais

Brasília 60 Anos

Publicado em 18/02/2020 - 15:07 Por Victor Ribeiro - Brasília

Brasília foi pensada para que, além da área administrativa, as pessoas pudessem circular livremente entre comércio e residências. E que esse deslocamento fosse rápido.

 

Então, quando alguém entra ou sai do Eixão ou do Eixinho, usa dois dos nossos patrimônios para chegar aos blocos comerciais das superquadras.


Que patrimônios são esses?

 

As tesourinhas e agulhinhas.

 

Isso evita que a cidade tenha ainda mais semáforos.

 

Tudo bem que, dependendo do horário, a gente gasta um bom tempo nesses acessos, mas com paciência e educação o trânsito flui muito melhor.


Nas superquadras que formam o Plano Piloto, os comércios se organizam em ruas - e dão nomes a elas. Nas 100 e nas 200, que ficam mais perto do Eixão - as 100 para cima, a oeste, e as 200 para baixo, a leste -, o comércio se organiza da ímpar para a par. Por exemplo: as comerciais da 103/104 Sul ou da 215/216 Norte.


Nas quadras de trás, as 300 - a oeste, para cima - e as 400 - a leste, para baixo -, a ordem muda e a contagem é da par para a ímpar.

 

Por isso, temos os comércios da 306/307 Norte e da 412/413 Sul. Essa organização faz com que o comércio mais próximo esteja sempre perto, na ponta da quadra residencial.


Com o tempo, algumas comerciais começaram a reunir um grande conjunto de lojas semelhantes e se tornaram quadras temáticas.

 

A 207/208 Norte é a Quadra da Informática. A 101 e a 301 Sul formam a Quadra das Farmácias. Na 314/315 Norte, tem salão de cabeleireiro para todos os gostos.

 

A 404/405 Sul é a Quadra dos Restaurantes. E a 308/309 Sul, a quadra das torcidas de futebol.

 

É claro que existem lojas de computador, drogarias, salões, restaurantes e roupas esportivas em outras quadras comerciais, mas essas são as nossas referências.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo