Festa Literária das Periferias abre inscrições para debates em homenagem a Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus é homenageada

Publicado em 22/04/2020 - 16:46 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

A Flup, Festa Literária das Periferias, abriu, no último dia 20, inscrições para um processo de formação dedicado à obra de Carolina Maria de Jesus, em particular ao livro Quarto de Despejo, cujo lançamento completará 60 anos no próximo mês de agosto.


Esta Flup Pensa, denominada "Uma revolução chamada Carolina", será a primeira em formato online. Um dos criadores e curador da Flup, Júlio Ludemir, explica porque escolheram homenagear Carolina de Jesus nesta edição da festa.


“Esse ano nós vamos dedica-lo à Carolina Maria de Jesus, a mais popular escritora negra da história do Brasil e a primeira mulher negra na história do mundo a fazer sucesso com um livro. Ela fez sucesso em escala mundial com o livro Quarto de Despejo, cujo lançamento está comemorando agora 60 anos. Precisamente no dia 19 de agosto”.


Júlio explica como se dará esta homenagem.


“Para homenagear esse marco da literatura brasileira, nós criamos um ciclo de debates inspirado no universo da Carolina Maria de Jesus. Esses debates começam no dia 12 de maio e vão até o dia 19 de agosto. A gente vai dialogar com o universo dela – por exemplo, moradia popular, mulheres negras falando das famílias monoparentais, arquitetura negra, trabalho de uma perspectiva popular, de empregadas domésticas e catadoras de lixo”.


Júlio explica que intenção a organização da Flup tem para o livro que será lançado a partir do evento.


“A gente tem o desejo de incluir nesse livro inclusive mulheres que falam português e que não sejam exatamente brasileiras. Ficaríamos encantados de acolher um texto de uma Carolina moçambicana, guineense, angolana”.


Júlio dá maiores detalhes sobre a homenagem a Carolina de Jesus.


“Agora o nosso desejo é reescrever o Quarto de Despejo usando as vozes de mulheres negras que falam português onde quer que exista uma mulher negra falando português. Essa coisa ecológica, ambiental que existe no catador de lixo vai permear nossa homenagem à Carolina Maria de Jesus”.


Nessa edição da FLUP, as inscrições serão restritas a mulheres autodeclaradas negras, maiores de 16 anos e que escrevam em língua portuguesa. Os formulários estarão disponíveis nas redes sociais da Flup – Instagram, Twitter e Facebook – até o dia 30 de abril.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo