Sem fogueira e quadrilha junina, lives agitam as noites de São João em Campina Grande e Caruaru

Campina Grande e Caruaru

Publicado em 22/06/2020 - 13:50 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Saem de cena a fogueira, a quadrilha junina e as barraquinhas de comidas típicas e entram, no lugar, as lives com artistas que costumam agitar as noites de São João. Não parece, mas nesta terça-feira (23) é a véspera do dia de São João, feriado em todo o Nordeste. Se não fosse a pandemia do novo coronavírus, teríamos milhares de pessoas a caminho dos principais polos da festa, entre eles, Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba.

 

Com o São João cancelado, o jeito é dançar um forró dentro de casa. A prefeitura de Campina Grande promove apresentações ao vivo de artistas consagrados do são João paraibano, como destacou a secretária de desenvolvimento econômico do município, Rosália Lucas.

 

As transmissões online serão nesta terça-feira )23), véspera do feriado de São João no Nordeste, e também na quarta-feira (24) e no sábado (27), sempre a partir das cinco horas da tarde. Os próprios artistas também promovem apresentações online para arrecadar recursos já que não há mais shows neste São João.

 

A assistente social Cristina Santa Cruz tem uma casa próxima ao Parque do Povo, onde ocorriam as festividades em Campina Grande. Ela costumava receber a família durante todo o mês de junho para curtir os 30 dias de festa. Neste ano, ela não recebeu ninguém e vai acompanhar o São João só pela internet.

 

Estima-se que o São João só em Campina Grande movimenta R$300 milhões. Em 2019, mais de R$1,8 milhão pessoas passaram pela cidade para curtir o São João. Neste ano, até mesmo as fogueiras foram proibidas no estado para evitar aglomerações.

 

As tradicionais quadrilhas juninas também precisaram suspender as apresentações e, com elas, toda uma economia é paralisada. O produtor de festivais de quadrilhas, Lima Filho, revela que o setor está de luto por causa da pandemia.

 

Em Caruaru, outro polo das festividades juninas, a prefeitura lançou o portal saojoaocaruarusolidario.com.br para recolher doações. Os recursos serão destinados para os cerca de 12 mil trabalhadores que fazem parte da cadeia produtiva do São João só em Caruaru.

 

* Áudio substituído às 9h42 de 23/06/20 para incluir versão sonorizada

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo